sexta-feira, 28 de setembro de 2018

IGREJA, CARISMA E PODER

O famoso livro de Leonardo Boff, que lhe valeu a reprimenda papal. Eram os anos 80 e a Teologia da Libertação surgia com força na América Latina, elaborada por religiosos católicos , como Dom Pedro Casaldáliga, inconformados com a miséria e exploração das massas populares. Por que ler um livro no século 21 sobre conflitos do século passado? Para entender porque surgiu essa ideologia e, sobretudo, porque continua muito atual, haja vista esta colocação no capítulo X onde trata das relações da Igreja com a comunidade: 

"A comunidade está inserida no mundo. Não é um mundozinho fechado com sua liturgia onde todos participam bem, com sua ação social, onde todos se conhecem. Ela está inserida num mundo aberto, onde há conflitos, luta de classes, exploração, onde se usa a religião para acalmar os ânimos para que tudo possa correr como sempre correu, isto é, os poderosos por cima, o povo por baixo, sofrendo."

Pouco depois de publicar este livro, a Sagrada Congregação para a Doutrina da Fé, por intermédio do seu prefeito cardeal Ratzinger, e com o apoio do Papa João Paulo II, condenava frei Leonardo Boff a 2 anos de silêncio. Motivo: suas ideias a cerca da Teologia da Libertação. Todos os religiosos que a defendiam foram afastados por essa dupla.

IGREJA, CARISMA E PODER
Leonardo Boff - Editora Vozes - 249 páginas
Igreja Católica - Teologia da Libertação 


Nenhum comentário:

Postar um comentário